quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quero fazer intercâmbio

Oi.

Como bem disse no título, quero fazer intercâmbio. Na verdade, não é de hoje que eu tenho esse desejo, já há muito tempo pensava nisso. O que realmente queria era fazer intercâmbio para os Estados Unidos, mas como meu inglês não é lá muito bom..( não mesmo), mudei os planos e comecei a pensar na Espanha ou Portugal.

Maaas como sonhar nunca é demais ( será? ) vou falar do intercâmbio para os EUA mesmo. A alguns anos conheci uma menina que fez um intercâmbio para os Estados Unidos, foi a partir daí que essa ideia ficou pairando sobre minha cabeça. Primeiro fiquei amigo dela, depois bombardeei  ela de perguntas pra tirar todas as minhas dúvidas e como vocês devem estar cheios de dúvidas, vou tirá-las.

Como não pensei num jeito melhor de fazer ( é, eu sei..), vou tirar as dúvidas com perguntas, em forma de diálogo.

  •  - Quais as vantagens de fazer um intercâmbio?
- São inúmeras as vantagens. Primeiramente o custo-benefício é totalmente favorável pra você. Quando você voltar ao Brasil vai ser praticamente bilingue, é como se o inglês ( no caso ) fosse sua língua materna. Segundo, é uma oportunidade única, que poucos tem a chance de fazer, você vai passar um 10 meses ( ou 5, depende ) longe dos seus pais ( familiares ) o que te dá uma oportunidade incrível de amadurecer, além de estar num país diferente, conhecendo gente nova e uma outra cultura.

Isso sem falar no melhor! As vantagens fúteis da coisa, como andar no conhecido ônibus amarelo, ver as lindas líderes de torcida balançando seus pompons e ainda ter o tão famigerado armário escolar ( quem nunca quis ter um? ). Ah, e para as meninas, ver aqueles caras ( mal encarados )com a jaqueta do time de baseball ou futebol americano. Vantagens, não faltam.

  • - Onde eu vou ficar?
- Bem, aí a escolha é sua. A melhor escolha ( principalmente pra quem quer economizar ) é ficar em casa de família, além de aumentar muito o aprendizado, a convivência só vai melhorar o seu inglês. Mas se você quiser ser mais independente também pode ficar numa residência estudantil.

  •  - Quanto tempo eu vou ficar lá? E o dinheiro?
- Isso também é uma escolha sua, amigão. Na verdade o programa de High School ( ou seja o que for ) geralmente dura 5 meses; o que equivale a meio período letivo, ou seja, a metade do ano mas também pode ser o de 10 meses; que equivale a um ano letivo completo. Se você está pensando em fazer ou vai fazer um intercâmbio, eu aconselharia a ficar um ano por lá. Em primeiro lugar, porque se você ficar um ano o seu inglês ( que deve ser a intenção ) sairá de lá muito melhor do que na metade disso, além do quê o custo-benefício sai mais baixo se ficar mais tempo. ( Vai por mim...depois que chegar lá, não vai querer nem voltar ).

- O dinheiro, ah, o dinheiro...bem, se você for rico não tem problema nenhum. Hehe, brincadeira. Na verdade , você realmente deve ter uma boa condição de vida, mas a questão é como levar o dinheiro. Óbvio que você vai levar grana, mais a maior parte tem que estar num cartão ou coisa do tipo. Sair andando ( ou viajando ) com dinheiro vivo por aí não é uma ideia muito boa.

  • - Como vou conseguir me adaptar?
- Ta aí, essa é uma boa pergunta. Não sei bem como responder, mas com certeza a fase de adaptação ( o começo ) é o mais difícil. Me lembro quando eu conversava com a minha amiga ( a que eu falei lá em cima ), ela me contou que no comecinho chorava bastante ( coisa que nunca contou aos pais ), ficou assim mais ou menos um mês, só que depois, vai se acostumando, e segundo ela mesma, você começa a gostar e não quer nem mais voltar. Ela mesma só voltou por que nesse tipo de intercâmbio você tem um visto de estudante ( ou seja, só durou o tempo que ela permaneceu por lá), se ficasse mais, seria ilegalmente.

Mas se você for mais solto, extrovertido, talvez se adaptar nem seja um problema. Aliás, não ser totalmente tímido pode ser um pré-requisito. Quando você faz esses intercâmbios, não vá pensando que vai ficar em Nova York, por exemplo ( pode ir tirando o cavalinho da chuva ). Quase sempre os intercambistas são mandados pra cidades pequenas (menos de 100 mil habitantes...às vezes bem menos) ,ou seja, você vira uma atração para os moradores ( o centro das atenções ).

  • - Preciso saber falar inglês?
- Acho que não precisa responder, né? O ideal é que sim. Mas não precisa ser fluente, ter noções básicas não é o bastante ( se fosse assim todo mundo poderia ir ). A minha amiga fez uma prova, toda em inglês, e que deveria ser respondida toda em inglês também. Não fizeram chamada oral ou coisa do tipo. É claro que vão te perguntar se você sabe inglês, se você consegue entender o que as pessoas dizem em inglês ( mesmo que não saiba falar muito bem ) responda que sim.

  • - A comida? O clima? O local?
- Sem sombra de dúvida você vai acabar engordando. Por que? Os Estados Unidos são os maiores consumidores do planeta, e o que mais comem? Fast food.No café da manhã algumas famílias comem uns pãezinhos com doces, além do tradicional ovo com bacon; no almoço fast food ( pois é, minha amiga disse que quase sempre comiam fast food no almoço. Hambúrgueres, pizzas, hot dogs, essas coisas - por sinal...ela engordou 8 quilos ) e no jantar fazem uma refeição ( tipo o nosso almoço ), ah, também comem ervilhas, no lugar do nosso feijão.

- O clima não poderia ser melhor, em quase todos os estados as 4 estações do ano são bem definidas. A maioria dos intercambistas escolhem lugares onde nevem, porque nunca viram neve aqui no Brasil. O problema é o inverno rigoroso e facilmente você pode se resfriar.

- O local você pode até escolher, mas vai pagar bem mais caro pra isso. Se não escolher um local ( estado, cidade ) o preço do intercâmbio dá uma abaixada legal.

Pra finalizar o post de hoje, vou dizer que com toda a certeza recomendo essa experiência. A tal amiga, também me disse que nunca teve um natal tão feliz e completo como o de lá. Com direito a presentes, árvore de natal e família reunida. Ela também se apegou muitíssimo aos seus "papais de aluguel" ( que hoje em dia só chama de mom  e dad ), é...os brasileiros realmente são sentimentais.

Ah, e claro ( se você for ), também  terá uma formatura digna.

Com direito a jogar chapeuzinho e tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário