quinta-feira, 1 de março de 2012

Do you speak english?


O post de hoje contém forte caráter pessoal, mesclando períodos melancólicos e (bem) possivelmente dramáticos. Mas e daí? Quem liga?

Bom, eu não falo inglês. E obviamente não me orgulho disso. Admito que sou muito preguiçoso e que, claro, de uma forma ou de outra isso acaba me atrapalhando. Como por exemplo adiar às coisas ou simplesmente não fazer por pura:

Preguiça, do latim: Ficar sem fazer nada, deitado na cama ou no sofá ou procrastinando todas as suas atividades.

É um mérito meu, afinal, não é todo mundo que tem tanta preguiça pra algumas coisas e pra outras não. Vejam bem, eu faço academia quatro vezes por semana e nunca (e eu quero dizer, realmente nunca) subo de elevador, sempre de escada (moro no terceiro andar, grande coisa, vocês dizem, mas não desmereçam isso, por favor). Além disso, lavo louça e ajudo no que posso ou basicamente no que precisa. Agora, na hora de estudar, eu enrolo o máximo possível. Por exemplo, meus caros, estou fazendo isto exatamente agora, deveria estar estudando, mas onde estou? Escrevendo um post sem muita relevância para o TMA. 

Com essa bendita procrastinação diária, acabo indo atrás de novas informações e pesquisar outros assuntos (minha preguiça é estranha, eu sei). E procurando coisas novas sempre descubro blogs interessantes e por sinal, melhores que o meu. Só que, em vez disso servir como incentivo de aprimorar as escrituras desta página da web, ao contrário, me dá vontade de desistir (maldita baixa auto-estima).

Sempre me dá vergonha de certos textos e vejo que não escrevo tão bem quanto imagino, ou quanto os outros descrevem, puro idealismo fantástico. Mas o pior (AH, o pior), ainda estar por vir: Descobrir que TODO mundo sabe falar inglês e se sentir um completo analfabeto dentro do seu próprio país (não que eu domine todas as regras de português, mas acho que é válido considerar alguém como ALGUÉM, por ser bom falante e fluente em sua língua materna, enfim...).

"No mundo atual, falar outro idioma é essencial." - Palavras do meu professor. E quem sou eu pra discordar? Ninguém, além do mais, sei que ele está certo. Falar outra língua é não só essencial como de suma importância para a formação de um bom profissional e consequentemente, um bom trabalhador. Antes, não chegava a me sentir tão despreparado ou desqualificado, porque muitos dos meus amigos estavam na mesma situação que eu, não sabiam inglês, e não se importavam.

Porém, depois que me mudei pra João Pessoa e comecei a faculdade, vi que as coisas não eram tão simples. Logo de cara tomei um grande susto ao ver que, aproximadamente, 95% da minha sala sabe falar outra língua. Ou pior! Já viajou para o exterior!

*Inveja corroendo*

É meus amigos, o bichinho da inveja me pegou. Mas porra! Mas da metade da minha sala já viajou para o exterior eu só saí da Paraíba uma única vez! Nem fora do nordeste eu coloquei meus pés! Que mundo injusto mano. Olha, querendo ou não é inevitável que quem fale inglês - e ainda por cima, tenha feito um intercâmbio ou viagem para o exterior - tenha uma melhor colocação profissional. E tecnicamente isso independeria de mim, pois se eu e a "tal pessoa" competíssemos por uma vaga profissional e eu e ela tivéssemos exatamente o mesmo currículo com a única diferença da viagem e de ser fluente no inglês, certamente ela obteria o cargo.

Claro que ainda da tempo de aprender inglês, mas manolo, e o tempo?! Já estou afogado de textos, apostilas e mais apostilas desse bendito curso de Direito, imagina se for fazer um curso de inglês? E devo-lhes dizer, não tenho paciência, faria um curso de no máximo um ano, e não tenho tanta certeza se é tão fácil assim de encontrar, e mais, se realmente é um curso de qualidade.

E enquanto isso, meus amigos estão lá: Falando seu maravilhoso inglês, espanhol, italiano e quem sabe até alemão. Contando das suas maravilhosas experiências fora do país e consequentemente, passando na minha frente. E lógico, deixando um enorme abismo onde eu deveria passar.

Talvez vocês estejam se perguntando, "Mas Cão da neve, vez ou outra vi algum post com algo em inglês ou um título?", e eu respondo, "Bobagem crianças, o que eu sei de inglês aprendi no ensino fundamental e em músicas, só" (até no ensino médio eu optei pelo espanhol). Por falar em espanhol, eu até tenho uma noção. Mas mais enrolo do que sei realmente algo de fato, aquele velho ditado: "Suspeitei desde o princípio" - Falar inglês - ou qualquer outra língua - é importante.


See you later (by, google tradutor)


Um comentário:

  1. Tempo você tem! O que você não tem é disposição; use esse primeiro periodo para se organizar e aprender a dividir melhor o seu tempo, semestre que vem você verá que o tempo sobra, então poderá fazer um curso de inglês que é essencial na vida de alguém nos dias de hoje.

    ResponderExcluir